O que é um ChatBot?

Os chatbots são ferramentas baseadas em inteligência artificial, capazes de processar um grande volume de informações com rapidez. Chatbot vem da combinação de "chat" que significa conversa + "bot", que vem a ser robô. É uma solução digital que simula um ser atendente humano. Normalmente o chatbot é implantado com o objetivo de automatizar as respostas de perguntas corriqueiras - aquelas perguntas que são perguntadas várias vezes por várias pessoas. O grande desafio é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um computador.

Personalização

Os fluxos de conversação podem ser desenvolvidas com base na necessidade da empresa ou de acordo com o que os clientes buscam.

Automação

O processo de comunicação se tornará cada vez mais ágil e qualificado e o atendente não precisa lidar com processos repetitivos.

Initerrupto

Enquanto os colaboradores descansam, o chatbot está ativo 24h resolvendo os problemas das pessoas que aproveitam horários alternativos para buscar soluções na internet.

Produtividade

Além de interagir, gerar lead, agendar, atender, guiar o lead o chatbot pode atender vários clientes ao mesmo tempo.

Agilidade

O chatbot otimiza processos repetitivos, diminui o tempo de espera, auxilia na jornada de compra do cliente, entre muitas outras vantagens.

Solicite um orçamento

Como posso usar o ChatBot?

Atendimento ao cliente

Os SACs são os que mais usam chatbots, principalmente para questões iniciais ou dúvidas muito comuns. Afinal, a maioria dos serviços de atendimento ao cliente possui dúvidas repetitivas e esses processos podem ser automatizados com inteligência artificial. Porém, vale lembrar que em casos mais complexos, é fundamental a presença de um funcionário, completando o atendimento. Contudo, certamente esse funcionário gastará menos tempo, já que grande parte das dúvidas foram respondidas pelo chatbot.

Relacionamento com clientes e possíveis clientes

Dentro da área do marketing, os chatbots são muito importantes, principalmente se você trabalha com uma estratégia de inbound marketing ou marketing de conteúdo. Os bots podem entreter seu público e oferecer muitos conteúdos para quem está começando a conhecer a sua empresa ou o seu nicho, interagindo com eles de uma maneira completamente diferente.

Falar diretamente com os usuários

Nem sempre seus clientes ou leads desejam instalar um aplicativo para poder falar com a sua empresa. Os chatbots são uma alternativa, funcionando como um verdadeiro canal de relacionamento aproveitando aplicativos de conversa que os usuários já possuem, como o Messenger do Facebook, o Telegram, o Gtalk e assim por diante. Além disso, você reduz a curva de aprendizado. Ou seja, como as pessoas já conhecem esses aplicativos, as chances de elas interagirem com o seu robô aumentam, melhorando a usabilidade da tecnologia.

Compartilhar informações entre suas equipes

A comunicação interna também pode ser favorecida com o chatbot. Basta criar robôs com acesso restrito a equipes e integrá-los nos softwares de trocas de mensagens entre grupos fechados, por exemplo o Slack. Nesse caso, você pode tanto criar conversas entre pessoas, como usar o chatbot para enviar respostas automáticas ou dados específicos, melhorando a comunicação entre as suas equipes, principalmente para quem trabalha com freelas ou remotos.

Automatizar as vendas

A Natura desenvolveu um chatbot para aumentar as vendas pelo Facebook, a Avon criou um programa focado nas futuras e atuais revendedoras e a Localiza Hertz permite que você alugue um veículo pela própria fan page no Facebook. Como você viu, existem inúmeras possibilidades de usar um chatbot no seu negócio. O importante é definir muito bem qual será o objetivo com o uso dessa tecnologia e pensar em qual tipo de chatbot você deverá investir.

Em resumo, essa solução viabiliza a troca de mensagens de modo inteligente. Com isso, a empresa tem a possibilidade de oferecer um serviço otimizado, prestando o devido suporte e ajudando os clientes a alcançarem aquilo que almejam, com uma "simples" conversa.
Veja todos os depoimentos

Passo a Passo

1. Atendimento

É a etapa do conhecimento, onde ocorre o primeiro contato.

2. Proposta

Após avaliar as necessidades do cliente, enviamos a proposta.

3. Aceite

É o ponta-pé! Quando o inicia-se a execução do projeto.

4. Design UI/UX

Momento em que os designers dão início a criação do protótipo.

5. Análise

Apresentação do protótipo para análise do cliente.

6. Codificação

Dá-se início a programação do projeto, transformando-o em página da web.

7. Conteúdo

Início da inclusão de copies e imagens, bem como realização de testes.

8. Lançamento

Com tudo pronto é hora de lançar o projeto no ar!

Solicite um orçamento

O que podemos fazer para o seu negócio decolar na internet?

Sites Profissionais Ultrarrápidos

Criação de websites de alta performance otimizados para mecanismos de buscas.

Saiba mais

Lojas Virtuais Altamente Lucrativas

Chegou a hora do seu negócio derrubar as barreiras geográficas. Venda para todo o Brasil!

Saiba mais

Webapps Personalizados

Desenvolvimento de sistemas web sob medida para organizar as informações e as tarefas do dia a dia da sua empresa.

Saiba mais

Tem alguma dúvida?